CONTEÚDO E MÍDIA

Tudo que você precisa saber para contratar um processo de Coaching

 
O que é Coaching?

Coaching é um processo formal, com base em técnicas da neurociência, psicologia positiva e comportamento humano. Seus fundamentos foram testados nos EUAs inicialmente realizados dentro do cenário esportivo. Isso resultou em técnicas comprovadas para utilização corporativa sendo utilizadas há mais de 20 anos no mundo.

O Coaching tem como objetivo levar cada cliente a um processo criativo de investigação e provocação, a fim de inspirar mudanças reais no dia a dia, maximizando todo seu potencial. Assim, o coachee é instigado a buscar novos entendimentos, alternativas capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

Para ser um Coach não é preciso ter experiência prévia na área em que o cliente trabalha ou quer se desenvolver. O Coach formado por instituições sérias e comprometidas, desenvolve técnicas e métodos capazes de mobilizar o cliente para os objetivos que ele tem.

Por que e quando contratar um trabalho de coaching?

No coaching uma das premissas é que o cliente já tem todas as respostas dentro dele. Porém sem um processo profissional ele acaba indo na tentativa e erro, se perdendo pelo caminho para atingir o objetivo.

Você deve contratar um processo de coaching quando:

  • Tem dúvidas se gosta mesmo do que faz;
  • Sente-se estagnado em sua carreira, sem saber mais o que deve fazer para se desenvolver;
  • Quer ser promovido mas desconhece o caminho a percorrer;
  • Tem muitas ideias mas está com dificuldade de colocar em prática e fazer um plano factível;
  • Recebeu um feedback difícil para melhorar alguma característica ou competência e se sente perdido por onde começar;
  • Quer investir em autoconhecimento.

Se a sua resposta é sim para alguma dessas afirmações você irá se beneficiar do Coaching

Como escolher o Coach?

Se você está considerando mais de um profissional, monte uma tabela e os ranqueie usando as seguintes variáveis:

  • EMPATIA – na interação inicial você sentiu afinidade e vontade de manter a conversa por longos períodos ou estava louco para se livrar daquela pessoa?
  • DISPONIBILIDADE – o coach tem dias e horários disponíveis compatíveis com a sua necessidade? O local é de fácil acesso ou vocês poderão fazer por videoconferência?
  • IDENTIFICAÇÃO – você percebeu na primeira conversa que ele tem até conteúdos a mais que podem te agregar nesse processo?
  • PROVOCAÇÃO – O quanto você vê que ele trouxe provocações importantes para você já na primeira interação?
Como medir resultados?

Cada coach possui sua metodologia personalizada para medir os resultados ao longo do processo. Além disso, como cada objetivo é particular logo na primeira sessão vocês irão definir, objetivos, resultados e avaliação. O processo também varia em relação a quantidade de sessões. Porém, caso você se sinta desconfortável, sinalize e dê um feedback para que vocês juntos possam redirecionar o processo.

Quer comparar o coaching com outras técnicas? Então compare mentoring, coaching, terapia e orientação de carreira.