CONTEÚDO E MÍDIA

Missão, visão e valores, bobagem ou fundamento?

 

Por Maria Candida Baumer de Azevedo I Abril de 2019

A ‘exigência’ de se definir Missão, Visão e Valores surgiu na década de 1990 com a explosão das certificações ISO. O trio era um dos muitos itens a cumprir para alcançar a certificação. Então alguém simplesmente escrevia uma declaração bonita de missão, uma visão megalomaníaca e fazia um apanhado de valores do que tinha visto de mais interessante nas empresas de outros colegas. Sobretudo na prática, Missão, Visão e Valores ocupavam um quadrinho cheio de pó pelas paredes, e só. No dia a dia, todavia, de nada servia.

Com a abertura dos mercados e a globalização, concorrência aumentando, surgiram as grandes corporações. Enquanto o trabalho era repetitivo e de baixo ‘penso’, os quadrinhos seguiam inúteis nas paredes. Entretanto, com a automatização das atividades recorrentes, tem sido exigido dos profissionais menos ‘aperto de botão’ e mais ‘uso do cérebro’. É preciso pensar para fazer. Empresa grande, rotinas executadas por sistemas, pessoas pensando para fazer o que a máquina não faz (ainda), de repente os “quadrinhos” ganharam relevância. Desde então passou a ser necessário ter claro quem é a empresa, o que ela faz (ou deixa de fazer), para onde ela vai e o que é imprescindível para chegar lá.

Em síntese, rapidamente os “quadrinhos” foram revisitados e seus conteúdos substituídos. Eventualmente, de objetivo decorativo, o conteúdo se tornou norteador de gestão e tomada de decisão.

Missão

A missão indica a razão de existir da empresa. Objetiva e direta, ela indica O QUE a empresa faz, por exemplo: sorvete, bolos de chocolate, sistemas de monitoramento de rede, carros. E COMO ela faz, o que a destaca do concorrente, por exemplo: a mais inovadora, mais rápida, mais eficiente, mais gentil, mais econômica, mais agradável.

A princípio algumas perguntas podem ajudar na sua reflexão sobre a missão da sua empresa:

  • Para que a empresa existe?
  • Como agregamos?
  • O que agregamos?
  • Para quem agregamos?
Propósito

Poucas empresas sabem o PORQUÊ de fazer o que fazem. O PORQUÊ não é sobre ganhar dinheiro, pois isso é um resultado. O PORQUÊ é o propósito, a causa ou crença maior. É a grande razão de existir das organizações. É um dos elementos chave que faz com que as pessoas queiram estar lá e pensem duas vezes em sair quando outras propostas têm um grande atrativo salarial. Trazer felicidade, matar a sede, promover a paz, tornar sonhos em realidade, transformar a educação do país são por exemplo alguns casos encontrados por ai.

Em seguida da missão, algumas perguntas podem ajudar na reflexão sobre o propósito da sua empresa:

  • Por que minha empresa existe?
  • O que o mundo vai perder se minha empresa deixar de existir?
Visão

A visão é o objetivo, o alvo, o sonho. É o que dita o rumo dos esforços, a direção de navegação. É o farol que dá direção, especialmente quando surge o nevoeiro.

Seguindo adiante, algumas perguntas podem ajudar na reflexão sobre a visão da sua empresa:

  • Onde queremos chegar?
  • Como queremos ser reconhecidos/percebidos?
  • Qual é o nosso sonho, grande objetivo?
Valores

Os valores são os limitadores, o guia de até onde se pode ir em termos de certo e errado para alcançar a visão. Chamo os valores das linhas do campo. Bola fora juiz apita e começa de novo. Se o valor é ferido, demite-se o profissional e contrata outro.

Algumas perguntas podem ajudar na reflexão sobre os valores da sua empresa:

  • O que leva a demissão imediata?
  • O que é imprescindível para que alguém seja promovido?
  • O que leva a punição imediata?
  • O que leva a não contratação de um candidato?

Seja qual for sua missão, propósito, visão e valores, eles precisam ser de verdade. O que significa que eles norteiam as decisões de contratação, promoção e demissão dos profissionais. Afinal são o norte para as alavancas que mantem ou transformam uma cultura. Norteiam também as decisões de investimento, da forma de resolver o problema de um cliente, da maneira de reconhecer um erro e reagir as intempéries.

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