CONTEÚDO E MÍDIA

4 dicas para acelerar a construção de confiança no time

 

Por Maria Candida Baumer de Azevedo I Março de 2019

Para entender como acelerar a construção de confiança no seu time, em primeiro lugar é preciso conhecer as variáveis que a compõem. A equação da construção de confiança de Maister, Green e Galford, é composta por quatro variáveis:

Equação de construção de confiança

Fonte: MAISTER, D.; GREEN, C. and Galford, R. – The Trusted Advisor, 2001, 2011, 2016
1. COMO AUMENTAR A CREDIBILIDADE?

A credibilidade é resultado de comunicação clara, transparente e genuína. Em síntese é a relação entre o que a pessoa diz e o quanto aquilo é crível.

O aumento da credibilidade começa com a qualidade da comunicação. Em princípio, quanto melhor a didática e maior a clareza de cada troca de informações, maior a credibilidade das palavras. Além disso, técnicas de comunicação não violenta, comunicação assertiva, apresentação em público, storytelling e andragogia agregam valor aqui.

2. COMO AUMENTAR A CONSISTÊNCIA?

A consistência é o degrau seguinte da credibilidade. Ela é fruto da relação entre o que a pessoa diz x o que ela faz. É primordialmente a integridade, a congruência entre promessa e realidade ao longo do tempo. Assim, a consistência aumenta a medida que existe resultado comprovado. Todo discurso crível certamente só se sustenta no longo prazo quando acompanhado de comprovações concretas dos seus efeitos. Bem como dizem os entrevistadores, é preciso ‘muito excel para fazer valer cada slide de power point’.

Por isso aqui entram os gatilhos de motivação. Segundo o Reiss Motivational Profile, os seres humanos são estimulados por 16 gatilhos em maior ou menor grau. Considerando os motivadores de personalidade identificados no L.A.B.E.L. chega-se em 15 gatilhos. O híbrido entre os 2 modelos, aponta para 18 motivadores. O importante é cada pessoa conhecer os seus gatilhos, para priorizar tarefas conectadas a eles. Quanto mais significativa e motivadora é uma atividade, maior a chance da pessoa dar um gás adicional e fazer o que precisa ser feito. Seguramente o inverso também é verdadeiro.

3. COMO AUMENTAR A INTIMIDADE?

A intimidade é o quanto o indivíduo se sente a vontade para falar de assuntos desagradáveis, para dizer a verdade e abrir suas vulnerabilidades. De fato, quanto mais competitivo é um ambiente, mais essa abertura é desencorajada.

Além da valorização de um ambiente mais aberto e colaborativo, a intimidade é alimentada pela convivência e pela partilha de histórias marcantes. Com efeito, quanto mais o gestor compartilha as suas passagens, dores, tombos e aprendizados, e pergunta com interesse genuíno sobre esses aspectos para sua equipe, mais todos se sentem a vontade para se abrir.

4. COMO DIMINUIR A AUTO ORIENTAÇÃO?

A auto orientação é a priorização dos interesses pessoais ou individuais em detrimento do todo. Quanto menor a auto orientação, maior o foco está no no cliente, no objetivo da empresa, no time. Portanto se mensura a auto orientação pelo quanto se abre mão da própria agenda para priorizar a necessidade do outro.

Qualquer ambiente, contexto ou realidade é sistêmico e interdependente. Muitas vezes o indivíduo muito auto orientado costuma perder essa perspectiva de vista. Entretanto, a medida que ele entende sobre as correlações e o impacto da intra x inter orientação, tem maiores chances de conseguir fazer uma mudança de prioridade. Assim o benefício individual vira consequência do bom resultado do todo, ao invés de ser o foco principal.