COCRIAÇÃO DE COMPETÊNCIAS CORPORATIVAS

Por que ter um modelo corporativo de competências?

Definir a estratégia é essencial. Ter os recursos necessários para colocá-la em prática, também. Muitas vezes os resultados ficam comprometidos por processos seletivos e de avaliação frágeis, assim como pela ausência de um plano de desenvolvimento alinhado à estratégia. Competência pressupõe entrega, é um ativo, mas só pode ser assim considerada quando traz resultado.

Quando cada profissional é selecionado, avaliado e desenvolvido para atender suas tarefas, seu foco tende a ser processual, sem conectar seu trabalho com objetivos de longo prazo da empresa. Competências corporativas, criadas a partir da estratégia, atuam como referência para selecionar, avaliar e desenvolver talentos de forma a assegurar aptidão para a execução do objetivo maior do negócio.

A cocriação é um processo colaborativo. Os profissionais, convidados a refletir, partem da percepção individual e de mercado para o consenso de ideias, resultando na construção conjunta. O maior trunfo da cocriação está na diversidade de pontos de vista considerados, com a profundidade de quem mais conhece do negócio, junto ao estimulo externo. Quem participa da construção se sente dono do resultado e com isso promotor de seu conteúdo no dia a dia.

O projeto consiste nas seguintes etapas:

CONVERSA
INFORMATIVA

Introduzido o conceito de competência, o grupo é convidado a compor conhecimentos, habilidades e atitudes (CHA) que subsidiem a estratégia planejada para atingir a visão de longo prazo. Diálogo, mescla de pontos de vista, consenso, métodos de clusterização e lapidação levam a identificação das competências, sua descrição e redação.

CAPACITAÇÃO EM GESTÃO POR COMPETÊNCIAS

Em workshops vivenciais os gestores são expostos às ferramentas de seleção, avaliação e desenvolvimento, que tornam o modelo de competências realidade, potencializando a coerência entre os resultados esperados x obtidos. O RH atua como guardião e alicerce para sustentação desses processos no dia a dia.

CAPACITAÇÃO EM AVALIAÇÃO
POR COMPETÊNCIAS

Esse workshop apresenta o ciclo de avaliação, constrói a régua de referência, ajusta a política de avaliação e movimentação, define o piloto e estrutura o comitê de movimentação.

CAPACITAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO POR COMPETÊNCIAS

Liderança situacional, potencial e prontidão, 9BOX e sucessão, estilo de aprendizado, cardápio das ações de desenvolvimento e feedback fazem parte dos temas contemplados.

RESULTADOS

Parâmetros homogêneos e precisos para gestão.

Maximização da capacidade de entrega da estratégia

Uniformidade na seleção de talentos

Maior acurácia na avaliação do time

Planos de desenvolvimento mais robustos

Líderes capazes de conduzir os processos chave de gestão

Catalisador para a consolidação do RH

Catalisador para a consolidação do RH

TEM INTERESSE?

Aumente o êxito da sua estratégia com a Cocriação de Competências Corporativas.

Preencha seus dados! Entraremos em contato em breve.