Saiba se você pratica bullying no trabalho sem perceber

Muito se fala sobre o bullying -violência física ou psicológica- nas escolas. Mas ele também existe na vida profissional.

Segundo Gabriela Caiuby, 36, consultora da People & Results, os motivos que levam crianças à prática podem ser encontrados de formas um pouco mais sutis no ambiente de trabalho.

Veja abaixo quatro indícios de que você mesmo está praticando bullying sem mesmo se dar conta disso.

*

EXCLUINDO PESSOASAquele almoço ou passeio em equipe que sempre deixa uma pessoa de fora é desagradável. A pessoa excluída pode se sentir preterida e achar que não é bem-vinda no ambiente em que trabalha.

FORMANDO PANELINHASPessoas próximas que trabalham juntas podem excluir quem não participa do “grupinho”, negando oportunidades por questões de relacionamento e não meritocráticas.

APARÊNCIAÉ comum que novos funcionários sejam julgados quando chegam a uma empresa, principalmente em relação à aparência. Antes de formar opiniões, conheça o potencial de cada um.

TI-TI-TITodo mundo percebe quando está rolando um boato ou fofoca na empresa, principalmente quando se refere a alguém específico. A prática, além de deselegante, é extremamente indelicada.

Link da matéria: http://classificados.folha.uol.com.br/empregos/2013/11/1372289-saiba-se-voce-pratica-bullying-no-trabalho-sem-perceber.shtml

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *