Identidade da empresa influencia na sustentabilidade dos negócios

Portal Nacional de Seguros– 31 se Julho de 2015

Consistência na identidade de uma empresa contribui para a sustentabilidade dos negócios.

Algumas organizações padecem de desapego de sua equipe por compromissos de médio e longo prazos, porque acreditam que esta equipe está desmotivada. Pesquisas de RH demonstram que a maioria das pessoas querem mudar de emprego, não pelo salário, mas por buscarem reconhecimento, ambiente saudável para trabalhar e oportunidade de crescer. Um diagnóstico de desmotivação pode ter, como principal causa, a falta de princípios da organização. Isso compromete os resultados e a retenção de talentos.

A solução utilizada tradicionalmente pelas empresas é contratar uma consultoria de negócios e encomendar a definição de sua Missão, Visão e Valores. Projeto que normalmente é construído por consultores qualificados, com base em entrevistas individuais com a liderança. Comunicado esse posicionamento à empresa, é comum que o conteúdo caia no esquecimento ou não sirva na hora de direcionar ações e apoiar a tomada de decisões. Observando essa realidade e a necessidade crescente das empresas por ferramentas de alinhamento, a People & Results, consultoria especializada em carreira e cultura organizacional, desenvolveu uma metodologia exclusiva de “Cocriação de missão, visão e valores”.

A proposta é definir o propósito da empresa, seu rumo e os princípios fundamentais. Até ai nada de diferente. O valor agregado está na forma como isso acontece. Para definir a razão de existir da empresa e seu objetivo de longo prazo, as lideranças participam juntas, em workshops planejados de forma que todas as opiniões são consideradas e respeitadas. Os diferentes pontos de vista geram discussões ricas que por si só resultam em maior alinhamento entre os participantes, o que deixa na empresa uma liderança coesa e comprometida com a direção estabelecida. Essa liderança atua como embaixadora desse conteúdo de forma espontânea e natural, pois participou de cada pedacinho daquela construção.

A segunda etapa, da definição de valores, começa com uma consulta qualitativa por amostragem a todos os profissionais da empresa, para identificar os valores vigentes. Esses são apresentados à liderança que reconhece sua presença e define o que e como quer comunicar. Pois, além de real, torna-se motivo de orgulho. Também é importante estabelecer quais os valores vigentes a serem extintos por atuarem contra o alvo estabelecido. Nesse momento é natural que outros valores queiram ser incluídos e ai a importância de primeiro discutir como torná-los realidade primeiro para, só depois, comunicá-los como parte do DNA. Assim também são definidas ações reais para aquele valor a incluir.

A construção colaborativa aumenta o senso de dono, de pertencimento e o alinhamento dos presentes. Os valores comunicados passam a servir como bússola para decisões de investimento, reconhecimento, ajustes e movimentação. Estar alinhado com os propósitos da empresa e com as regras do jogo, colabora para resultados em prol de um objetivo, agora, comum o que garante um maior comprometimento das pessoas no longo prazo.

Link da matéria: http://www.segs.com.br/demais/52540-identidade-da-empresa-influencia-na-sustentabilidade-dos-negocios.html

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *