Como transformar equipes em times de alta performance

Portal Nacional de Seguros– 1 de Julho de 2015

Para alavancar resultados, os líderes dependem de um time de alta performance. Transformar um grupo em uma equipe é desafiador, alcançar o status de time imbatível tem sido tarefa das mais difíceis. Pensando nesse desafio, a People & Results, consultoria especializada em carreira e cultura organizacional, estudou uma forma de conseguir eficiência nesta difícil tarefa. Chegou a uma receita: criou uma metodologia chamada de ‘’Como trabalhar melhor comigo”, cuja estrutura se baseia no alicerce dos times de alta performance: a construção da confiança.

Como publicado no modelo de Patrick Lencioni: quando as pessoas confiam umas nas outras, elas conflitam em torno de ideias. Colocam seus pontos de vista de forma aberta e argumentam genuinamente, buscando convencer os demais ou aprender com eles e ajustar sua própria opinião. Quando há conflito saudável, os profissionais se comprometem com a definição. A jornada deixa de ser ‘dele’ e passa a ser ‘nossa’. Se há compromisso, há responsabilidade. A determinação para fazer acontecer aumenta e assim os resultados são superiores.

A construção da confiança se dá com o conhecimento detalhado e aprofundado de cada membro do time em relação a si mesmo e aos demais. Assim, se entende o motivo de cada um se comportar de determinada maneira e como a unidade pode se fortalecer da complementariedade de cada indivíduo. Para fazer isso com extrema precisão e segurança, o L.A.B.E.L., ferramenta suíça de mapeamento de personalidade, atua como guia. A ferramenta apresenta uma análise acurada de forças individuais e poder de comprometimento, indicando como se beneficiar do melhor de cada um para que o time entregue o planejado.

A metodologia é aplicada em três etapas. A primeira consiste na aplicação do L.A.B.E.L. com elaboração do relatório customizado e devolutiva ao indivíduo. Depois há uma atividade no formato de Workshop, onde acontece o reconhecimento das forças do outro e construção dos compromissos e linhas de atuação e, por último, as Rodas de Conversa, encontros periódicos que trabalham o aumento do vínculo e o ajuste fino das relações.

Link da matéria: http://www.segs.com.br/seguros/48243-como-transformar-equipes-em-times-de-alta-performance.html

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *